Menu_botoes
menu
Destaque
 

DISCURSO DO VICE-PRESIDENTE DO MPLA, CAMARADA ROBERTO DE ALMEIDA,
NA CERIMÓNIA DE ABERTURA DA 2ª REUNIÃO METODOLÓGICA NACIONAL
DO DEPARTAMENTO DE INFORMAÇÃO E PROPAGANDA (DIP)
DO COMITÉ CENTRAL DO MPLA -  

 

- LUANDA, 30 DE SETEMBRO DE 2010 –

 

Camarada Rui Falcão Pinto de Andrade, membro do Secretariado do Bureau Político e Secretário para a Informação, 

Camaradas membros do Secretariado do Bureau Político e do Comité Central, 

Camaradas participantes a esta Reunião Metodológica,

Minhas senhoras e meus senhores.

 

Quero, em nome dos membros do Secretariado do Bureau Político, saudar a realização da 2ª Reunião Metodológica do Departamento de Informação e Propaganda do Comité Central que, durante dois dias, no desenvolvimento dos seus trabalhos, abordará temas de capital importância para a Comunicação Social Partidária, bem como contributos para a Política de Desenvolvimento da Comunicação Social em Angola. 

Esta reunião decorre do cumprimento das orientações do VI Congresso Ordinário do Partido, realizado em Dezembro de 2009 e visa aprimorar os métodos de funcionamento dos departamentos e gabinetes do Comité Central.

O Bureau Político aprovou instrumentos e definiu acções concretas a serem realizadas no domínio da Informação e Propaganda, nomeadamente, o Plano Marketing Político e Eleitoral para o período 2010-2014 e a Estratégia para a Comunicação Partidária, para o mesmo período.

Para a concretização destas directrizes, é fundamental que os agentes da área de Informação e Propaganda do Partido e os militantes, em geral, estejam comprometidos com os seus ideais.

Refiro-me à defesa dos princípios fundamentais, definidos no IV Congresso Ordinário realizado em Dezembro de 1998, plasmados na Tese “O MPLA e os Desafios do Século XXI”, que são: a defesa da independência e unidade nacionais, paz, a liberdade e justiça social, a solidariedade, a democracia e o humanismo, bem como a reafirmação da sua natureza política e ideológica, definida como um Partido de massas com a adopção do Socialismo Democrático, entendido como um sistema de princípios e valores que melhor corresponde aos interesses do desenvolvimento multilateral do povo angolano.

Estes pilares foram reafirmados no VI Congresso Ordinário.

 

Caros participantes,  

Minhas senhoras e meus senhores.

 

O Executivo aprovou, muito recentemente, a Estratégia e Política de Desenvolvimento da Comunicação Social para os próximos dois anos que, nos seus objectos, consagra o desenvolvimento de uma política de informação e comunicação que materilize as conquistas alcançadas, relativamente à liberdade de imprensa, como expressão das liberdades dos cidadãos, bem como o desenvolvimento de políticas de valorização e dignificação dos profissionais de imprensa.

Os profissionais neste domínio, ao nível do Partido, deverão adoptar uma atitude pró-activa, para a fortificação da Comunicação Social em Angola, factor de referência para a consolidação da estabilidade política e o reforço da democracia, bem como para o reforço da capacidade institucional do país e a melhoria da governação, que estão consagrados no Programa de Governo do MPLA, sufragado nas eleições de 2008.

Para o efeito, julgo ser fundamental a formação e superação contínua dos profissionais desta área, o reforço das associações e sindicatos representativos da classe, enquanto parceiros sociais privilegiados e na intensificação de actividades no domínio da educação cívica. 

Por outro lado, ao nível do Partido, as acções internas de educação cívica devem ter como base fundamental a motivação dos militantes para a actualização do registo eleitoral e o reforço do conhecimento da nossa marca de campanha, a bandeira e a fotografia do Camarada Presidente José Eduardo dos Santos.

A área de informação do Partido tem realizado, com significativa eficácia, os planos de marketing político e eleitoral.

No mandato anterior, o contributo prestado para a vitória foi reconhecido pela Direcção e pelos militantes do Partido. Devemos, por isso mesmo, continuar a trabalhar para o reforço da nossa capacidade criativa, para melhorar a qualidade da nossa prestação e solicitar a marca ‘MPLA’ como o melhor produto político da nossa sociedade.

Ao terminar, espero que os importantes temas seleccionados se convertam em verdadeiros instrumentos para a capacitação dos quadros afectos ao Departamento de Informação e Propaganda do Comité Central, de modo a permitir uma maior articulação destes com os vários sectores no domínio da Comunicação Social em Angola.

Declaro aberta a II Reunião Metodológica.

MPLA – A CERTEZA DE UM FUTURO MELHOR

PAZ, TRABALHO E LIBERDADE

Muito obrigado”.

 

Menu_Links